Pilates é um método de alongamento e exercício físico, que se utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.
Entre as inúmeras vantagens, são de destacar o aumento da flexibilidade, a ativação dos músculos do tronco e a melhoria da estabilidade pélvica e lombar, o que contribui para uma melhor postura, sem dores nas costas.
Porque devo praticar?
O objetivo é atingir um corpo forte e alinhado. Estabilizar a zona core é o ponto fulcral de Pilates. Essencialmente, significa criar um círculo de músculos em volta do centro do corpo, estes músculos são fundamentais para a saúde de todo o corpo. Fortalecendo estes músculos, protegendo a coluna e ao mesmo tempo permitir uma liberdade de movimentos e habilidade de controlar a parte superior e inferior do corpo.
Como surgiu?
Joseph Pilates era uma criança frágil, sofria de asma e de uma febre reumática que lhe deixou algumas sequelas no seu desenvolvimento. Seguindo a tradição da sua família, cujos hábitos saudáveis o influenciaram para sempre, Pilates resolve trabalhar incessantemente na procura de equilíbrio, forma física e bem-estar, aos quais dedica toda à sua vida, pesquisando e criando um método próprio ao qual chama “Contrologia”.
Ao trabalhar numa enfermaria durante a 1ª Guerra Mundial, aplica molas e resistências nas camas dos pacientes, permitindo-lhes recuperar mobilidade e força durante a sua hospitalização. Esta capacidade inventiva, aliada a uma constante procura revela-se ainda mais quando, já em Nova Iorque e casado com Clara Pilates, abre o seu Estúdio, equipado com aparelhos imaginados, criados e desenvolvidos por ele próprio, e hoje utilizados em todo o mundo por uma comunidade imensa de praticantes do seu Método.
Em 1945 é editado o seu livro “Return to Live Through Contrology”, onde Joseph Pilates apresenta o seus conceitos teóricos e os seus célebres 34 exercícios efectuados no colchão. Passaram já mais de 60 anos e agora, mais do que nunca podemos entender o legado fabuloso que este homem extraordinário nos deixou.
Quais os benefícios?
Praticando Pilates, você irá sentir-se melhor, melhorar sua postura, a coordenação, ganhar amplitude de movimentos e ter maior tonicidade muscular.
Em cada estúdio o aluno é considerado único: depois de uma avaliação, os exercícios são dirigidos às necessidades específicas desse aluno, para criar um corpo harmonioso e com grupos musculares bem equilibrados. A coluna bem alinhada e alongada, faz com que algumas pessoas afirmem que ficaram até mais altas. Ao trabalhar os músculos posturais e do centro do corpo, a postura irá melhorar significativamente, ajudando-o nas suas atividades diárias: as horas em frente ao computador, tratar dos filhos ou netos pequenos, carregar as compras do supermercado.
Uma enorme porcentagem dos alunos afirma também que o trabalho calmo e objetivo sobre o corpo lhes proporciona um maior equilíbrio emocional. Vai conseguir um abdome tonificado, melhor postura, articulações mais flexíveis, melhor coordenação e equilíbrio emocional.
Notam-se resultados em quanto tempo?
Cada sessão dura uma hora. Praticá-lo três vezes por semana é o ideal mas, com apenas duas sessões por semana já se verificam mudanças. Os resultados fisioterapêuticos notam-se muito precocemente (em cerca de três sessões). E os benefícios estéticos (corpo forte e tonificado) notam-se entre as sessões 30 e 40.
Resultados
– Melhora a força, a flexibilidade e o tônus muscular. Reduz a fadiga.
– Fortalece os músculos sem causar dor nem danificar as articulações.
– Melhora a postura, a coordenação e o equilíbrio.
– Melhora a respiração, auto-estima e reduz o stress.
Fonte:Guia-Fitness